Youtube music: saiba tudo sobre o streaming!

Se você usa o Google Play Music já deve ter recebido o aviso de substituição do serviço para o Youtube Music, né? A princípio você pode ter achado ruim essa troca, mas saiba que o Youtube é uma plataforma que se diferencia da concorrência, referência nos streamings de música no mundo todo. O Youtube Music é um pouco diferente do Youtube tradicional que a maioria de nós conhece, mas a lógica dos algoritmos ainda é a mesma, playlists com base no seu gosto. Vale ressaltar que o Youtube Música não é a mesma plataforma do Youtube Premium, no nosso post vamos falar desta plataforma também. 

Você pode criar uma conta no plano gratuito ou assinatura. Como já se sabe o gratuito oferece menos opções, mas assim como os outros streamings você consegue criar as suas playlists e ouvi-las online, para ouvir offline, por exemplo, precisar assinar o Youtube Music. Além disso, o app pode ser instalado no Android ou iPhone/IOS ou usá-lo direto no navegador. 

Confira, a seguir, as características do serviço de streaming do Youtube e veja se vale a pena contratá-lo.

Como funciona o YouTube Music

Como já dito, o Youtube Music é o novo streaming de música do Google em parceria com o Youtube. O serviço oferece um catálogo extenso de músicas formado por álbuns, clipes, músicas ao vivo, remix, covers e uma infinidade de formatos e músicas. A plataforma pode ser acessada de forma gratuita e paga, na segunda opção o usuário pode ouvir suas playlists sem interrupções de propagandas, além de outras vantagens, como música offline. 

Assim como o Youtube tradicional, o Youtube Music também funciona com recomendações de músicas, playlists e artistas baseado nas suas buscas anteriores. Permitindo encontrar algo novo que faça sentido com a preferência deste usuário. 

O serviço está em todos os sistemas operacionais, ou seja, usuários do Android e iPhone podem baixar o app sem problemas. Além disso, também está disponível para os navegadores, para quem quer ouvir música enquanto trabalha, por exemplo. A plataforma oferece ainda o compartilhamento de playlists para o usuário poder ouvir onde quiser as suas músicas. 

Preços e planos do Youtube Music

Já dissemos aqui que existem duas modalidades de acesso ao serviço,o plano pago e o gratuito. No plano básico, que é serviço gratuito, o usuário pode usar a plataforma normalmente, no entanto, há algumas restrições.  Os anúncios são reproduzidos no intervalo das músicas, você não pode baixar as listas de reprodução para ouvi-las offline. Além disso, o usuário não pode ouvir as músicas em segundo plano, enquanto estiver navegando em outro app. 

O plano pago é mais robusto e avançado, com menos restrições. Não há anúncios entre as músicas, é possível baixar as playlists para ouvir Offline e é possível deixar o Youtube Music tocando enquanto está utilizando outro aplicativo. Para assinar o serviço o usuário precisa desembolsar 16,90 ao mês, e o primeiro mês é  gratuito para teste. 

Uma opção para quem deseja assinar o plano é o Youtube Premium que embarca o Youtube Music e o Youtube convencional em uma assinatura só. A regra vale para as duas assinaturas, o primeiro mês é gratuito, após é 20,90 ao mês.  

Catálogo do Youtube Music

Para você ter uma ideia, segundo o Youtube, o Youtube Music oferece mais de 50 milhões de músicas para os usuários. 

Dentre esta seleção, estão músicas avulsas e álbuns completos oficiais, conteúdo que o usuário pode encontrar em outros serviços de streamings, mas também material que o Youtube afirma ser exclusivo, que não está disponível em outras plataformas.Como remixes, covers, shows ao vivo, versões de estúdio.  

Recursos do Youtube Music

O grande recurso que é um diferencial do outros serviços, é com certeza, a integração com o Youtube. Ou seja, todo histórico de músicas ouvidas no Youtube agora faz parte do Youtube Music. Já imaginou? Você se cadastra na plataforma e já recebe sugestões com base nas suas preferências e playlists criadas especialmente para você. Os serviços de streamings, como o Spotify, já oferecem essa funcionalidade, mas como o Youtube Music é integrado com o Youtube convencional esse histórico é passado automaticamente para ele. 

Assim, likes e histórico do site de vídeos são usados para formar as sugestões e as listas de favoritos e já estarão prontas para você quando você usar o Music pela primeira vez.

O sistema de recomendações do serviço também é um recurso interessante, logo que o usuário cria a sua conta o Youtube Music pede para ele escolher alguns artistas. Essas escolhas são usadas para aperfeiçoar as recomendações da plataforma, que ficam mais precisas conforme o tempo de uso.  

Um outro recurso já citado aqui é a possibilidade de ouvir as músicas offline por meio de downloads. Além disso, o usuário pode adicionar músicas a plataforma e podendo ouvir as suas músicas a partir de qualquer dispositivo. 

Plataformas compatíveis com Youtube Music

A plataforma conta com uma versão web para usar em qualquer navegador, além do aplicativo que pode ser baixado em Android ou IOS. Também é possível ouvir as músicas e playlists no Android TV. É possível conectar a plataforma em dispositivos da Amazon, nas caixas de som Echo.